Serviço de solicitação de
certidão de procuração:
A
procuração é um documento que concede poderes a outra pessoa e não é
obrigatório de ser realizado em cartório
A
procuração é muito utilizada para a realização de matrícula em universidades, colação
de grau, abertura de contas bancárias, entrega de documentos em concursos,
contratos, processo de habilitação de casamento, dentre outras.
Nestes
casos, um mandato é responsável por realizar a celebração dessas atividades.
Existem
dois tipos de procuração, sendo a por instrumento particular ou público. No
primeiro, a procuração é realizar através de um documento que atestará que o
outorgante (dono dos poderes) está passando a procuração para o outorgado
(pessoa que recebe os poderes).
Já
no caso da procuração pública, a procuração é realizada por meio de escritura
pública, feita em cartórios ou tabelionatos.
Ao
solicitar uma procuração você precisa definir em qual tipo de cartório o
documento foi realizado: se em cartório de Notas ou no Cartório de Registro
Civil.
Além
disso, para a pesquisa é necessário selecionar o tipo de pessoa da escritura,
se é física ou privada.
Existem
dois formatos de segunda via de Certidão de Procuração:
-
Certidão em papel: É a certidão digitada e impressa em papel pelo cartório
oficial;
-
Certidão eletrônica: É a certidão em formato eletrônico em PDF, assinada
digitalmente pelo cartório. Assim como a certidão em papel. a certidão
eletrônica não tem validade. No entanto, pode ser apresentada apenas em formato
eletrônico - por e-mail, pen drive ou whatsapp.
Existem
dois formatos de uma segunda via de certidão de procuração: a segunda via de
certidão de inteiro teor e a segunda via de certidão de breve relato.
A
diferença entre a certidão de inteiro teor e breve relato é que a certidão de
inteiro teor apresenta todas as informações que estão nos livros dos cartórios.
Já a segunda via em breve relato apresenta as informações mais relevantes sobre
o processo de outorga
Para
saber qual é o formato ideal de segunda via de certidão é fundamental que
questione isso ao solicitante.
E
como serviço adicional à procuração é possível solicitar uma tradução
juramentada, que é a tradução de um documento oficial para um idiota
estrangeira sem que perca a validade oficial.
Preencha
os dados acima e solicite a segunda via de certidão de procuração que você
precisa.
Caso
não saiba o cartório de registro. Basta selecionar “Não sei” que fazemos a
busca nos cartórios para localizar sua certidão de procuração.
Certidão de Procuração: Tudo
o que você precisa saber
A Certidão de
Procuração é o documento que atesta que uma pessoa autoriza outra a realizar
atos jurídicos em seu nome. Neste caso, o indivíduo que foi nomeado para
representar um terceiro passa a ser seu procurador legal.
O documento é
útil em diversas ocasiões e possuí inúmeras funcionalidades, devendo ser
atualizado frequentemente, a fim de comprovar a validade da procuração.
Ficou
interessado em saber mais detalhes sobre as certidões de procuração? Neste
artigo explicaremos a fundo como a certidão de procuração funciona, para que
ela serve, como registrar uma procuração e muito mais. Não deixe de acompanhar até
o fim!
O que é uma certidão de
procuração?
A Certidão de
Procuração é uma declaração que atesta a concessão do direito de uma pessoa de
agir legalmente em nome de um terceiro.
Nela, constam todos
os poderes conferidos pelos órgãos públicos ao outorgado (representante) –
pessoa intitulada para representar legalmente os interesses do outorgante
(representado).
Também pode
ocorrer do outorgado realize a transferência desses poderes concedidos a ele para
um terceiro; essa modalidade é conhecida como substabelecimento.
Esse
instrumento pode ser visto de duas maneiras, total ou parcial, podendo ocorrer
com ou sem reserva de poderes. O ato necessita ser registrado e, tanto o
outorgante quanto o outorgado, devem comparecer a procuração pública para o
registro.
Na prática, para que serve a
certidão de procuração?
Como afirmamos
anteriormente, a certidão possuí a descrição dos poderes conferidos ao
outorgado na procuração pública.
A certidão em
si funciona como uma cópia da declaração original. Dessa forma, todos os
interesses de ambas as partes estarão descritos tanto na certidão quanto na
procuração pública.
Fora isso, a
certidão também serve para mostrar se a documentação ainda está dentro da
validade. Dito isso, veja abaixo alguns cenários onde a certidão de procuração
pode ser útil:
Compra e venda de imóveis e veículos;
Abertura e fechamento de negócios;
Representação em instituições de crédito;
Escrituras de inventário;
Matrícula em instituições de ensino.
Vale destacar
que existe também as procurações particulares, usadas em situações que a lei
não exige uma escritura pública. Nestes cenários, a procuração necessita ter apenas
firma reconhecida em cartório.
Como registrar uma certidão
de procuração?
O registro de
uma procuração é um processo simples, porém exige certa cautela para evitar dores
de cabeça no futuro. É preciso muita atenção no preenchimento das informações e
na descrição dos dados.
De acordo com
o artigo 654 do Código Civil Brasileiro (que regulamenta informações sobre a
emissão de procurações pública) qualquer cidadão está apto a registrar a
certidão.
A exceção é
para pessoas incapazes ou parcialmente incapazes. Perante a lei, esses cidadãos
são impossibilitados de exercer atos da vida civil, o que também é o caso, por
exemplo, de pessoas com deficiências mentais e menores de 16 anos.
Nestas ocasiões,
é necessário preparar a procuração com o auxílio de um tutor legal.
Para registrar uma certidão de
procuração é preciso que outorgante e outorgado compareçam a um Cartório de
Notas. Ambos devem portar munidos dos documentos que informaremos a seguir (na
versão original).
Documentos necessários para o
registro
Os documentos exigidos
para realizar o registro de uma certidão de procuração mudam de pessoa física
para pessoa jurídica. Pensando nisso, separamos aqui a lista de documentos que
devem estar em mãos em ambos os casos.
Para pessoas
físicas é necessário o RG, CPF e registro de nascimento ou de casamento. Além
destes documentos, a pessoa jurídica deve apresentar também CNPJ, ata de
nomeação da diretoria e contrato social.
Um detalhe
importante é que a documentação deve ser apresentada por todos os envolvidos,
tanto por quem cede os direitos como por aquele que será um representante
legal.
Nos cenário
onde as procurações são relacionadas a veículos ou imóveis, pode ser necessário
que haja uma certidão dos bens para a concretização de todo o processo.
Quais são os prazos e valores
para emissão do documento?
No geral, os valores
das procurações variam de acordo com a categoria em que elas se enquadram. Com
exceção da procuração para fins previdenciários, que normalmente é isenta de cobrança,
os outros tipos variam entre R$ 80,00 e R$ 250,00.
Já quando a
questão é o prazo para a emissão da Certidão de Procuração, ele costuma ser de
até 5 dias úteis – a contar da data do pagamento do documento de cobrança.
Apesar da
maioria das certidões não ter um prazo de validade estabelecido, alguns órgãos demandam
que o documento tenha sido emitido dentro de um prazo de até 30 dias úteis,
contados a partir da data da emissão.
Outro detalhe
importante é que algumas procurações têm prazo de validade determinadas por lei,
enquanto outras têm um prazo estabelecido previamente pelas partes envolvidas.
Entretanto,
sem o cancelamento oficial da certidão, qualquer procuração continua válida por
tempo indeterminado e o outorgado segue com direito de representar legalmente a
outra parte enquanto não for revogado.
Para fechar
É um fato que
os procedimentos realizados em órgãos públicos, são geralmente burocráticos e
demorados. Porém, com as informações certas sobre as etapas envolvidas, esse
processo pode se tornar muito mais simples.
Por fim, como
vimos ao longo do artigo a certidão de procuração é indispensável em diversos cenários.
É a certidão de procuração que concede poder de representação legal para que
uma pessoa (outorgado) possa atuar de forma legal em nome de outra (outorgante).
Vale destacar
também que o objetivo do documento em si é descrever as especificações do
acordo e outros detalhes como poderes existentes e sua validade, caso as partes
estiverem definido uma data de expiração.
Uma última
curiosidade é que o documento fica arquivado no acervo do cartório em
definitivo, dessa forma você pode requisitar a segunda via a qualquer momento
em caso de perdas ou danos ao documento.