Serviço de pesquisa de procuração. Fazemos as pesquisas nos cartórios de notas e civeis no brasil, para localizar procurações registrada no CPF ou CNPJ informado. Sendo positivo informamos em qual cartório que esta registrado a procuração.
Serviço de pesquisa da procuração nos cartórios de notas e civéis do Brasil, com base no CPF ou CNPJ informado. No final da pesquisa, iremos disponibilizar o resultado da pesquisa de procuração e quais cartórios e a informações das procurações localizadas.
Uma procuração é um documento legal que permite que um cidadão conceda a outra pessoa a autoridade para tomar decisões financeiras e/ou legais em seu nome.
A maioria das procurações é configurada para ser utilizada no caso de incapacitação – ou seja, quando alguém não pode comunicar seus desejos ou agir por si mesmo. Além deste, há muitos outros cenários onde uma procuração pode ser útil.
Dito isso, a consulta para saber se uma pessoa possui ou não uma procuração em seu nome pode ser, para muitos, um processo burocrático e confuso. Para ajudá-lo a entender melhor a importância de realizar a pesquisa e como fazê-la preparamos este material.
Primeiramente, é preciso entender a diferença entre os diferentes tipos de procuração existentes. No Brasil, são praticados e aceitos dois modelos: Público ou Particular.
Apesar de não haver diferenciações no conteúdo, o que muda é a eficácia jurídica do documento se utilizado em juízo; além disso, apenas a procuração pública emite uma certidão.
Basicamente a diferença é que a procuração particular não fica registrada em livro do Cartório de Notas. Já a procuração pública é registrada, ou seja, permanece em um livro próprio no Cartório de Notas disponível para consultas.
A procuração pública fica registrada por tempo indeterminado no acervo do Cartório de Notas, sendo assim, o ato de tornar uma procuração pública, registrada em cartório, viabiliza a consulta das informações ali dispostas.
Como vimos, a procuração pública é criada através de um ato formal praticado pelo cartório de notas. Segundo o Código Civil brasileiro no artigo 654, toda pessoa é capaz e apta para conceder procurações.
A exceção fica por conta dos incapazes e relativamente incapazes, podendo firmar procuração pública apenas se assistidos por seus tutores legais. Existem várias situações onde se faz necessário utilizar uma procuração pública:
· Perante o órgão INSS;
· Ao lidar com bancos e outras instituições financeiras;
· Compra e venda de bens;
· Habilitação e/ou no casamento do cartório de registro civil;
· Representação em ações judiciais.
Novamente, a procuração pública, assim como a escritura pública, fica registrada em livro próprio no cartório e arquivada para consultas conforme a demanda dos solicitantes.
Desta forma, a certidão de procuração pode ser emitida por qualquer pessoa mediante a apresentação do CPF/CNPJ desejado. Para isso, basta se deslocar para o Cartório de Notas mais próximo para fazer a requisição.
Para consultar o status de um pedido de procuração, cancelamento ou a existência da documentação online é preciso acessar o site registrocivil.org. Basta buscar por “Pedidos de Procuração” para ser instruído quanto ao processo e ser redirecionado ao site da Receita Federal onde a consulta é efetivamente feita.
Isso dependerá do tipo de procuração criada. Veja abaixo os principais cenários:
· Se uma pessoa tiver uma procuração não durável, a autoridade do seu representante terminará quando o prazo estabelecido no contrato expirar.
· Se uma pessoa tiver uma procuração durável, a autoridade do seu representante terminará quando ela falecer. Neste ponto, a autoridade para gerenciar os negócios e ativos de sua propriedade é dada ao executor de sua propriedade de inventário. (É possível usar também o testamento para escolher um executor.)
· Uma procuração também será encerrada se for revogada. Qualquer cidadão tem o direito de revogar sua própria procuração a qualquer momento, desde que esteja em sã consciência e capaz deve fazer isso por escrito.
· Além disso, o representante pode renunciar, perdendo a autoridade que foi concedida a ele. Se um cônjuge for o representante, sua autoridade terminará se qualquer uma das partes pedir o divórcio ou a separação judicial, a menos que a procuração indique explicitamente o contrário.
É possível revogar uma procuração à qualquer momento, desde que a parte cedente seja mentalmente capaz de fazer isso. Para revogar uma procuração é necessário:
· Preencher um formulário de revogação de procuração e fazer com que seja testemunhado e autenticado em cartório. Este documento indica que o solicitante não deseja mais que o agente escolhido atue como representante.
· Criar um novo documento de procuração que declare especificamente a revoga da procuração anterior. Dessa forma, é possível usar o novo documento para nomear um novo representante ou alterar as responsabilidades do seu representante atual.
· Depois de criar um desses documentos, é necessário notificar o representante original por escrito para informá-lo de que a revoga está ocorrendo. É preciso também entrar em contato com terceiros que tenham a procuração registrada, como bancos e seguradoras, para informá-los sobre a revogação.
Não há como “alterar” ou “editar” uma procuração, para fazer alterações é preciso criar um documento totalmente novo e revogar o antigo.
Qualquer cedente com a mente sã sempre poderá anular sua própria procuração ao revogá-la.
Além disso, pessoas próximas – como parentes – podem tentar anular uma procuração se acharem que o representante está explorando a parte representada. Por exemplo, eles podem pensar que o representante está agindo em interesse próprio.
Para fazer isso, os entes queridos primeiro devem tratar suas preocupações com a pessoa em questão e solicitarem a revogação da procuração. Se a pessoa estiver incapacitada, seus entes queridos podem abordar o representante para que ele renuncie de sua posição.
Se o representante se recusar, é possível levar a questão ao tribunal com a ajuda de um advogado. Para terceiros anularem uma procuração é preciso provar que o representante não estava agindo para o melhor interesse do representado ou seguindo as instruções descritas na procuração.
Substituir ou anular uma procuração de uma pessoa mentalmente incapacitada pode ser um processo mais difícil, e geralmente é uma boa ideia contratar um advogado para obter assistência.
Site acessível, autoexplicativo e de fácil preenchimento
Felipe I.
Muito bem atendido quando utilizei o sistema
Gerson P.
Procedimento simples, fácil e resultado satisfatório
Diógenes M.
Clareza, praticidade e presteza de atendimento
João V.
Sistema rápido, prático e eficiente. Recomendo
Bruno S.
Rápido, cômodo e seguro
Ana N.
O valor do pedido é determinado pelo tipo de certidão, localização do cartório e serviços adicionais.
O preço base é referente aos custos operacionais e do cartório.
Orci varius natoque penatibus et magnis dis parturient montes, nascetur ridiculus mus. Mauris dolor risus, pellentesque at egestas sed, condimentum sit amet eros.
Sem tempo para preencher todos os dados?
Faça o cálculo estimado do documento
*o prazo de entrega se inicia a partir da data de compensação do pagamento.
Este não é o valor de Emolumentos do Cartório pois já contém os serviços da Documento no Brasil.
Caso o documento solicitado não seja encontrado, devolvemos o valor pago, descontando o valor de R$39,90, referente a taxa de serviço.
Temos um compromisso real em prestar um serviço de qualidade e eficiente.
Atenção: a devolução do dinheiro não se aplica nos casos em que os dados preenchidos na solicitação não estiverem corretos.
Nosso serviço oferece uma solução conveniente e tecnológica para a gestão e armazenamento seguro dos seus documentos. Ao optar pelo nosso sistema, você estará utilizando uma plataforma privada que prioriza a eficiência e a praticidade, garantindo que seus documentos estejam sempre disponíveis de maneira segura e confiável.
Não sabe o cartório da sua certidão? Não tem problema, nós buscamos para você.
São mais de 5 anos de experiência em pesquisas pelo Brasil inteiro. Caso a certidão não seja encontrada, devolvemos integralmente seu dinheiro, descontando apenas a taxa de serviço de R$39,90.
Atenção: a devolução do dinheiro não se aplica nos casos em que os dados preenchidos na solicitação não estiverem corretos.